
As aulas
As aulas
panorama da história das mulheres e seus direitos na Rússia com apoio de textos históricos e literários.
leitura base: 3 textos do livro A revolução das mulheres (ed. Boitempo)
o início da literatura russa e o papel das primeiras autoras. como os diários e as memórias se tornaram a forma mais conhecida da literatura de autoria feminina.
leitura base: "O conto do Tsarévitche Cloro" de Catarina II em Contos russos juvenis (ed. Kalinka)
a famosa prosa do século XIX também teve escritoras, e é hora de conhecê-las. algumas já estão traduzidas, outras ainda não chegaram por aqui. mas vamos mapear as mais relevantes e conhecer vida e obra dessas importantes artistas e pensadoras.
leitura base: A moça do internato de N. Khovoschinskaia (ed. Zouk)
Descrição aquias autoras desse período merecem atenção especial, na prosa e na poesia. Nesta aula estão as autoras russas mais populares, mas aqui também temos tesouros literários escondidos.
leitura base: Réquiem de Anna Akhmátova (fora de catálogo), Ecos líricos de Marina Tsvetáeiva (ed. Bazar do Tempo) e contos selecionados de Contos russos juvenis (ed. Kalinka) e Nova antologia do conto russo (ed. 34).
o período stalinista e posterior a Stálin, apesar de muito repressor, é frutífero para muitas escritoras. as escritoras começam a ser premiadas e conhecidas. e já até vieram ao Brasil!
leitura base: Meninas de L. Ulítskaia (ed. 34) e contos selecionados de Contos russos juvenis (ed. Kalinka) e Nova antologia do conto russo (ed. 34).